Perguntas frequentes
Esclareça aqui todas as suas dúvidas!
Se for um cliente ainda no mercado regulado, não poderá efetuar uma alteração de titularidade na Sonorgás, S.A.
Deverá consultar em https://www.erse.pt/gas-natural/funcionamento/comercializacao/#comercializadores os comercializadores disponíveis.
Aceda aqui para mais informações acerca da Tarifa Social
Informamos que na Sonorgás, existe a possibilidade de ativar um plano especial, que denominamos por “Casa Fechada”.
Esta solução aplica-se nos casos em que, por ausência do cliente, não existirá consumo de gás por um determinado período de tempo.
Com isto, o cliente evita a emissão de faturas com consumos estimados e apenas são faturadas as taxas obrigatórias, a saber:
“Acesso às Redes”, TOS (Taxa de Ocupação de Subsolo, caso o município a cobre).
Para aderir a este plano, deve fazer o pedido por escrito ou através da nossa linha de Atendimento Comercial, indicando a leitura real do contador, na data em que a casa foi fechada, deixando assim de ter consumos.
Informamos ainda que a leitura indicada será faturada, até à comunicação de uma leitura diferente (pelo cliente ou pelo Operador de Rede de Distribuição).
A partir desse momento, o estado “Casa Fechada” é automaticamente desativado e entra em processo de faturação normal.
Poderá solicitar a adesão através da linha de apoio comercial (808 203 027), ou através do e-mail apoiocliente@sonorgas.pt, remetendo o formulário SEPA disponível.
Débito direto – Envio SEPA
Relativamente ao pagamento por débito direto em conta, informamos que o Banco de Portugal recomenda que as entidades credoras, no seu caso, a Sonorgás, utilizem um impresso para a ativação do Débito em Conta, de forma a garantir a legalidade dos débitos em conta.
Devem ser preenchidos obrigatoriamente os seguintes campos:
• Identificação do Devedor
• Local de assinatura
Relativamente ao contrato
O formulário original, deve ser remetido para a nossa morada, Rua 31 de Agosto, nº 12, 5000 – 305 Vila Real, via CTT, email ou entregue num dos nossos balcões da rede de agentes autorizados.
Poderá solicitar a adesão através da linha de apoio comercial (808 203 027), ou através do e-mail apoiocliente@sonorgas.pt.
Após ativação da modalidade de fatura eletrónica, recebe a confirmação no seu endereço de correio eletrónico.
Se por ventura assim não se verificar, solicitamos que verifique a sua na caixa de Spam/Lixo eletrónico, a partir do momento que confirmar a sua origem, (Sonorgás) isso não voltará a acontecer.
As faturas serão enviadas via email, deixando assim de receber as mesmas via CTT.
Os valores cobrados da taxa de juro por atraso de pagamento, são:
1º ao 7º após o vencimento da fatura – 1.25€.
Após o 8º dia – 1.85€.
Estes valores, são regulados pela ERSE e estão contratualizados.
Informamos que, a data aconselhável para a comunicação de leituras consta na sua última fatura emitida.
Caso ultrapasse essa data, a leitura será registada, mas apenas será utilizada no período de faturação seguinte.
- Linha Comunicação Leituras: 800 100 071 (disponível 24 h/dia – Chamada gratuita). Ao utilizar esta opção deverá verificar o campo “Mensagens” da sua fatura para obter a referência que deverá introduzir. A referência é o seu número de contrato, sem o CG (se aplicável).
- Site Sonorgas, bastando para tal introduzir o seu CUI, que poderá consultar na sua fatura, no campo “Dados Gerais”.
- Email: leituras@sonorgas.pt (indicando um dos seguintes dados nº de cliente, nº de contrato, se cliente Sonorgás). Caso pertença ao mercado livre indicar o CUI, que poderá consultar na sua fatura, no campo “Dados Gerais”.
A Sonorgás emite a sua fatura mensal com base em leituras reais e estimadas. O Cliente pode comunicar à Sonorgás os seus consumos mensais para que a sua fatura reflita sempre os valores reais. As leituras devem ser comunicadas nas datas indicadas na fatura. Na falta de leitura real ou comunicação do cliente, procede-se à faturação de consumos estimados. Tenha presente que, a Sonorgás recolhe leituras bimensais em clientes domésticos, e mensais em clientes não domésticos.