Como ler a minha fatura

Passe o cursor sobre as diversas áreas da fatura para visualizar a explicação.

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Faturação

Leitura e registo dos consumos do gás

A Sonorgás emite a sua fatura mensal com base em leituras reais e estimadas. O Cliente pode comunicar à Sonorgás os seus consumos mensais para que a sua fatura reflita sempre os valores reais. As leituras devem ser comunicadas nas datas indicadas na fatura. Na falta de leitura real ou comunicação do cliente, procede-se à faturação de consumos estimados. Tenha presente que, no mínimo, a Sonorgás regista os consumos reais duas vezes por ano.

 

Moradas para envio das faturas

As faturas podem ser enviadas para qualquer morada da conveniência dos clientes. Se a habitação objeto do contrato não for a sua morada habitual, pode solicitar o envio das faturas para a sua residência permanente ou outra, dentro do território nacional.

 

Composição dos valores de cada fatura

Os valores da sua fatura são compostos por três grupos:

  • Parte fixa – faturada por mês de contrato e a partir da data de colocação do contador, em função do tarifário escolhido pelo cliente;
  • Parte variável – corresponde ao custo do gás consumido no período; é calculada com base no volume respetivo (em m3) e no tarifário escolhido pelo cliente;
  • Outros débitos/créditos (falta ou atraso no pagamento de faturas anteriores, serviço de fornecimento de gás em caso de corte por falta de pagamento, outros serviços Sonorgás) – faturados aos preços da tabela em vigor.

 

Como é calculada a parte variável da sua fatura

Valores Faturados.
Forma de cálculo: à diferença entre duas leituras reais aplica-se o fator de conversão para kWh (unidade de energia) de forma a apurar o consumo a faturar.

Forma de cálculo dos valores faturados por estimativa: na ausência de dados de leitura do contador, o consumo é estimado com base no histórico de consumo de cada cliente.

 

A que corresponde a parte fixa incluída nas faturas

A parte fixa das faturas de gás corresponde:

  • ao pagamento de todos os encargos associados à colocação do gás à disposição dos clientes;
  • aos encargos de exploração da rede e aos serviços de emergência;
  • à gestão corrente do contrato de fornecimento de gás.

 

Verificação das leituras e dos valores faturados

Nunca deixe de conferir as suas faturas. Verifique bem todas as suas faturas e comunique-nos de imediato qualquer incorreção. Se a leitura realizada pelos nossos serviços não coincidir com a do contador, contacte a Sonorgás para corrigir eventual erro. Caso a fatura seja estimada, deve aguardar pela próxima fatura com base no consumo real, onde é efetuado o respetivo acerto. Se os valores da sua fatura foram manifestamente elevados, deve informar-nos de imediato. Sempre que considerar necessário poderá solicitar a confirmação das leituras dos consumos faturados. Para isso tem apenas que contactar a nossa Linha de Atendimento ao Cliente – 808 203 027. Caso se verifique que houve erro da Sonorgás, esta intervenção não será faturada.

 

Compensação por atraso no pagamento

Mensalmente, recebe a sua fatura de gás com data limite para pagamento de 20 dias após a sua emissão. O não pagamento dentro desta data pode implicar a cobrança de atrasos que serão debitados no ato do pagamento ao balcão ou na próxima fatura a emitir.

 

Tarifário

No documento disponível para download, pode consultar as tarifas dos nossos serviços.

 

Fatores de conversão

No documento disponível para download, pode consultar as tarifas dos nossos serviços.