Hidrogénio Verde: uma solução para a descarbonização?

A transição energética é, nos dias de hoje, um dos temas com mais preponderância nas políticas energéticas nacionais e europeias. Os gases renováveis irão assumir um papel decisivo na descarbonização de diversos setores, especialmente nos de difícil eletrificação.
Entre as diversas soluções existentes dentro dos gases renováveis, o hidrogénio verde tem vindo a ganhar destaque ao longo dos últimos anos pela sua aplicabilidade na indústria e mobilidade.
O hidrogénio verde é produzido de forma 100% renovável através de um processo denominado eletrólise, no qual água é alimentada a um eletrolisador a operar a eletricidade renovável. Neste equipamento, a molécula de água é separada em hidrogénio e oxigénio renováveis, sem qualquer emissão de gases nocivos para a atmosfera.
O hidrogénio tem particular relevância no setor industrial permitindo não só ser utilizado como uma matéria-prima em processos químicos de fabrico de amoníaco ou metanol, ou como combustível em processos que requerem elevadas quantidades de energia como a produção de cerâmica, cimento e aço. Na mobilidade, o hidrogénio pode ser alimentado a células de combustível para gerar energia, evitando qualquer tipo de emissões. Finalmente, este gás renovável pode atuar como vetor de armazenamento de energia elétrica excedente, evitando o desperdício de energia.
O hidrogénio pode também ser transportado e distribuído nas redes de gás, mas com algumas limitações, devido à sua diferente composição química comparativamente à do gás natural. A Sonorgas está atualmente a avaliar a possibilidade de injeção de 20% em volume de hidrogénio deste gás na sua rede, para que, no futuro, possa descarbonizar parte dos consumos da sua rede através deste combustível renovável.
O hidrogénio verde é um promissor vetor energético da transição energética que ganhará mais relevância com a maturação das tecnologias, desenvolvimento de novas infraestruturas e aumento da escala de produção. A Sonorgas estará pronta para distribuir este gás assim que os produtores entrarem em ação nos próximos anos.