Sonorgas avalia incorporação de H2 verde na rede com apoio do INEGI

A Sonorgas deu início a um novo projeto de avaliação técnica para estudar a viabilidade da injeção de hidrogénio verde na sua rede de distribuição de gás natural. Esta iniciativa conta com o apoio do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial –, parceiro estratégico da empresa na área da inovação energética.

O objetivo do projeto é preparar a infraestrutura existente para, no futuro, permitir a incorporação de até 20% de hidrogénio verde, contribuindo assim para a descarbonização do setor energético e para os objetivos de transição energética nacional.

O estudo contempla uma análise detalhada da rede da Sonorgas, incluindo a conversão de tubagens e equipamentos, bem como a verificação de possíveis fugas. Esta avaliação técnica é fundamental para identificar potenciais necessidades, assegurando a total conformidade com os requisitos técnicos e regulamentares.

“O projeto de certificação da rede da Sonorgas para a incorporação de hidrogénio afirma o nosso compromisso com a descarbonização e com a transição energética, não só da nossa empresa e da nossa atividade, mas também do país. Este é um dos muitos projetos que estamos a desenvolver nesta área e em conjunto com parceiros estratégicos como o INEGI”, afirma Ricardo Emílio, CEO da Sonorgas.

O estudo resultará num documento técnico que identificará as intervenções necessárias para preparar a rede da Sonorgas para a futura distribuição de misturas de gás natural com até 20% de hidrogénio verde.

Embora o INEGI não tenha responsabilidade formal no processo de certificação — que será assegurado por uma entidade acreditada independente —, o seu contributo técnico-científico é essencial. “Este estudo assume particular relevância no atual contexto de transição energética, fornecendo a base técnico-científica essencial para o futuro processo de certificação da rede da Sonorgas”, explica João Carlos Pereira, investigador do INEGI.

Procedimentos em situações de emergência

O que deve fazer em caso de emergência?

Entrar em contacto com a nossa linha de emergência

800 207 815

Chamada gratuita

Procure também efetuar alguns procedimentos rápidos e simples que podem ajudar neste tipo de situações:

Saiba mais acerca dos procedimentos em situações de emergência aqui