A nossa rede de distribuição

A Sonorgás S.A. dispõe neste momento de uma rede de distribuição que fornece 34 concelhos.
Verifique se a rede já está disponível na sua área de residência.

Não tenho ramal construído

Verificou que não existe rede de distribuição ou ramal na sua zona de residência? Contacte-nos para avaliarmos a situação.

Tenho ramal construído

Possui acesso a uma rede de distribuição ou ramal de ligação? Contacte um comercializador para celebração do contrato.

Instalação e construção do ramal

Se na sua área de residência não existe rede de distribuição ou ramal de ligação à rede, pode fazer junto da Sonorgás o seu pedido de acesso à rede, iremos verificar se possui as condições técnicas necessárias para efetuarmos a ligação da rede e do ramal à sua residência.

Encargos da ligação à rede
O valor a ser pago pelo requisitante, depende do tipo de instalação a ligar e da sua localização face à rede de gás natural existente no concelho.
Fora da área de influência da rede todos os custos são suportados pelo requisitante. Dentro da área de influência da rede, a instalação com consumo anual inferior a 10.000m3, não existem encargos associados à ligação à rede.

Distribuição regulada

Rede de gás até ao contador

As instalações de gás de um imóvel, iniciam nas caixas de corte geral, instaladas no exterior dos edifícios, junto à porta de entrada.
A ligação do ramal de distribuição é feita à caixa de corte geral.
O Contador é propriedade do ORD. No entanto, quando está instalado no local do consumo, o cliente é seu fiel depositário e responsável pela sua proteção e correta utilização.
A Instalação interior de gás do imóvel, é propriedade do cliente. De acordo com a legislação aplicável, o Cliente é responsável pela sua utilização, manutenção e inspeção quando previsto.
No caso de prédios, compete ao Condomínio a responsabilidade de gerir a rede de gás que se encontrar instalada nas partes comuns dos edifícios, assegurando a sua manutenção e inspeção quando previsto.