Desde a época medieval até aos dias de hoje, as cidades portuguesas têm sido palco de transformação e desenvolvimento. Entre as muitas mudanças, a chegada do gás natural trouxe um novo padrão de conforto, segurança e eficiência energética.
E, num pormenor curioso, todas as cidades que vamos referir partilham não só a presença da Sonorgás, mas também o facto de (quase todas) terem recebido os seus forais em maio.
- Alfândega da Fé
A sua história remonta ao século XIII, através do foral concedido pelo rei D. Dinis a 8 de maio de 1294. É conhecida pelas deliciosas cerejas e natureza arrebatadora.
- Amares
Esta vila recebeu o foral de D. Manuel I a 8 de abril de 1514. Hoje em dia é visitada devido ao seu rico património, como Mosteiros e Igrejas.
- Mirandela
A 25 de maio de 1250, D. Afonso III concedeu-lhe o foral, mas só em 1984 se tornou cidade. A sua história está ligada à comunidade judaica portuguesa, através das famosas alheiras.
- Vinhais
Com vestígios arqueológicos de ocupação humana antiga, onde se podem encontrar inscrições e gravuras rupestres e vários castros, Vinhais teve carta de foral atribuída por D. Afonso III a 20 de maio de 1253.
- Murça
O símbolo desta vila é uma grande estátua em pedra em forma de berrão, conhecida como a “Porca de Murça”, e é originário da Idade do Ferro. A 8 de maio de 1224 foi lhe atribuído o foral.
- Vila Pouca de Aguiar
Situada junto ao Parque Natural do Alvão, esta vila teve o seu foral outorgado pelo rei D. Manuel a 16 de maio de 1517. Na atualidade, ainda se encontram testemunhos de um passado grandioso.
- Macedo de Cavaleiros
Teve o foral atribuído por D. Sancho em 1187, em 1853 nasce o concelho de Macedo de Cavaleiros e, por fim, é elevada a cidade a 13 de maio de 1999. Agora, é muito visitada devido à Albufeira do Azibo e aos Caretos de Podence.
Em todas estas cidades, a presença da Sonorgás não só fornece gás natural, como também representa um compromisso com o conforto, segurança e poupança.
Ao mesmo tempo que celebramos tradição e história, olhamos também para um futuro mais sustentável.