Faturação

Leitura e registo dos consumos do gás

A Sonorgás emite a sua fatura mensal com base em leituras reais e estimadas. O Cliente pode comunicar à Sonorgás os seus consumos mensais para que a sua fatura reflita sempre os valores reais. As leituras devem ser comunicadas nas datas indicadas na fatura. Na falta de leitura real ou comunicação do cliente, procede-se à faturação de consumos estimados. Tenha presente que, no mínimo, a Sonorgás regista os consumos reais duas vezes por ano.

 

Moradas para envio das faturas

As faturas podem ser enviadas para qualquer morada da conveniência dos clientes. Se a habitação objeto do contrato não for a sua morada habitual, pode solicitar o envio das faturas para a sua residência permanente ou outra, dentro do território nacional.

 

Alteração do nome do titular do pagamento

As faturas podem ser emitidas em nome de pessoa ou entidade diferente do titular do contrato desde que aquelas o aceitem por escrito. Se arrendou a sua casa pode solicitar que a fatura seja emitida em nome do inquilino.

 

Composição dos valores de cada fatura

Os valores da sua fatura são compostos por três grupos:

- Parte fixa - faturada por mês de contrato e a partir da data de colocação do contador, em função do tarifário escolhido pelo cliente;

- Parte variável - corresponde ao custo do gás consumido no período; é calculada com base no volume respetivo (em m3) e no tarifário escolhido pelo cliente;

- Outros débitos/créditos (falta ou atraso no pagamento de faturas anteriores, serviço de fornecimento de gás em caso de corte por falta de pagamento, outros serviços Sonorgás) - faturados aos preços da tabela em vigor.

 

Como é calculada a parte variável da sua fatura

Valores Faturados.

Forma de cálculo: à diferença entre duas leituras reais aplica-se o fator de conversão para kWh (unidade de energia) de forma a apurar o consumo a faturar.

Forma de cálculo dos valores faturados por estimativa: na ausência de dados de leitura do contador, o consumo é estimado com base no histórico de consumo de cada cliente.

 

A que corresponde a parte fixa incluída nas faturas

A parte fixa das faturas de gás corresponde:

- ao pagamento de todos os encargos associados à colocação do gás à disposição dos clientes;

- aos encargos de exploração da rede e aos serviços de emergência;

- à gestão corrente do contrato de fornecimento de gás.

 

Verificação das leituras e dos valores faturados

Nunca deixe de conferir as suas faturas. Verifique bem todas as suas faturas e comunique-nos de imediato qualquer incorreção. Se a leitura realizada pelos nossos serviços não coincidir com a do contador, contacte a Sonorgás para corrigir eventual erro. Caso a fatura seja estimada, deve aguardar pela próxima fatura com base no consumo real, onde é efetuado o respetivo acerto. Se os valores da sua fatura foram manifestamente elevados, deve informar-nos de imediato. Sempre que considerar necessário poderá solicitar a confirmação das leituras dos consumos faturados. Para isso tem apenas que contactar a nossa Linha de Atendimento ao Cliente - 808 203 027. Caso se verifique que houve erro da Sonorgás, esta intervenção não será faturada.

 

Compensação por atraso no pagamento

Mensalmente, recebe a sua fatura de gás com data limite para pagamento de 20 dias após a sua emissão. O não pagamento dentro desta data pode implicar a cobrança de atrasos que serão debitados no ato do pagamento ao balcão ou na próxima fatura a emitir.

 

Tarifário

No documento disponível para download, pode consultar as tarifas dos nossos serviços.

 

Fatores de conversão

No documento disponível para download, pode consultar as tarifas dos nossos serviços.

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