Apoio Comunitário

Designação da operação

Criação de um núcleo de investigação para a instalação e exploração de centrais de biometano

 

Apresentação

A Sonorgás - Sociedade de Gás do Norte S.A., com o seu projeto de investimento, NORTE-01-0202-FEDER-001355, apresentado ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito do Quadro Estratégico Nacional (QREN), visa a obtenção de competências tecnológicas que suportem a futura implementação de centrais de produção de biometano, ajustadas às características requeridas pela legislação em vigor, procedendo à injeção do mesmo na rede de gás natural.

 

Objetivos e Prioridades

A criação deste núcleo de investigação vem no seguimento do target traçado pela Dourogás de atingir 10% da sua cota de mercado de gás natural em biometano até 2012. Para tal prevê-se a instalação e exploração de 3 centrais de biometano. Contudo, julga-se primordial alcançar previamente os seguintes 3 objetivos, que são encarados como os objetivos principais do núcleo de I&DT:

 

1. Criar competências tecnológicas para instalação e exploração da produção de biometano para injeção na rede de gás natural com o objetivo de determinar as condições técnicas, energéticas e ambientais mais adequadas.

2. Investigação e desenvolvimento em recursos de biomassa em Portugal para produção de biometano, com o objetivo de criar a especificação das características dos recursos.

3. Investigação e desenvolvimento em tecnologias de metanização mais adequada aos recursos disponíveis, com o objetivo de criar a especificação das tecnologias.

 

A empresa com a aprovação pelo Programa Operacional ON.2 da sua operação de "Criação de um núcleo de investigação para a instalação e exploração de centrais de biometano" obteve um cofinanciamento de 325.460,81€ para um Investimento Elegível de 723.246,25€

© Copyright 2017 - Sonorgas. Todos os direitos reservados.   Voltar ao topo · Adicionar aos favoritos ·
          Apoio Comunitário